- Segundo alguns dicionários que já li por aí existem certas palavras que os significados são mutáveis. Não sei o quanto isso interessa nos dias de hoje já que o imutável é passivo de erros. Todas as coisas que se transformam são positivas, mas nem sempre são levadas a sério. Eu mesma escrevendo semana passada citei dois autores que nunca imaginem dizendo coisas que disseram há uns anos atrás.
- Nunca acreditei nessa ideia de que mudar pode ser tão positivo. É tudo relativo demais para ser sempre coisa boa. Respondeu ele esticando os pés sobre a cadeira ao lado.
- Pode até ser, mas se você reparar bem quase tudo que se expande se estende ou se contrai troca o tom. E olhe que nós nem chegamos a falar de música ainda - disse ela sorrindo.
Ele olhou ao redor e lembrou-se de uma frase que sua avó que sempre dizia em sua infância.
- 'Se eu soubesse que o céu era tão perto, não havia comprado escadas tão longas' - repetiu suas lembranças ao vento.
Ela ponderou, olhou e sorriu como se aquelas pequenas palavras fossem a maior solução dos últimos tempos. Contemplou o céu e disse:
- Hoje parece distante.
- Sempre foi - ele olhou para cima e viu um pássaro - mas sempre existem aqueles que podem voar.
Permaneceram no jardim a tarde de domingo toda, ela reunindo pequenas frases, flores e gestos em seu caderno. Ele contemplando nostalgias sentimentalóides que só os dois conseguiam ver.