quinta-feira, março 04, 2010

Alô, alô Marciano aqui quem fala é BRASIL!

Faz algum tempo que ando me sentido fora de rumo nesse país, de um dia pro outro achei que não sabia nada sobre ele, e infelizmente eu estava praticamente certa disso.
São poucas vezes que você para e pensa no que realmente acontece na nossa nação, geralmente ficamos presos ao cotidiano e a temível rotina que fica quase impossível perceber que sim você faz parte desse país.
Faz dois dias que eu parei e pensei, alô Thássia acorda você é brasileira! Ficando claro que não foi porque o Brasil ganhou da Irlanda, ou porque a Copa está chegando e sim porque eu olhei pro mapa e vi que existia algo a mais que o Sudeste. Não que eu não veja tv, ou leia jornais, mas é que foi uma das primeiras vezes que eu me dei conta que de existem problemas muito maiores do que o churrasco sábado, ou organizar a gaveta de meias.
Confesso que sempre fui uma pessoa participativa e atenta a todos os acontecimentos atuais, mas me deparei que não sei nada sobre a Amazônia, sobre índios, sobre meio-ambiente e projetos sustentáveis. Até porque todo mundo pensa que as aulas de Ciências da Tia Cris ensinavam tudo. Não, você não sabe nada e eu também não, mas comecei a aprender.
Desde ontem entrei em vários blogs e sites sobre projetos da Amazônia e como anda a situação dos índios por lá, descobri que o perigo mora ao lado. Como diria Cássia Eller "O mundo está ao contrário e ninguém reparou". A Amazônia está ao contrário.
Existem milhões de impasses sobre as demarcações das terras indígenas, sobre a liberação da construção da hidrelétrica de Belo Monte que vai afetar e muito o Xingu (postarei em breve sobre isso), mas além disso tudo, descobri que sim, existem pessoas que descobriram que são parte de uma nação, o video do Orlando Vilas-Boas está aí em baixo para quem quiser ver.
A partir de hoje não serei uma brasileira ausente em meu país e isso não é promessa já é fato. E espero que muitas pessoas aprendam a observar ao seu redor e saber que existem muitas coisas a mais do que seus próprios problemas.

Sites que me despertaram:

Um comentário:

  1. "QUANDO A ÚLTIMA ÁRVORE FOR DERRUBADA,O ÚLTIMO PEIXE FOR MORTO E O ÚLTIMO RIO FOR POLUÍDO ,O HOMEM SABERÁ QUE DINHEIRO NÃO DÁ PRA COMER"
    Amo esse provérbio, e se não me falhe a memória...é um provérbio indígina.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir