quarta-feira, agosto 25, 2010

Humilhar-se nunca, humildar-se sempre.

O post especial dessa semana não é meu, mas reza da mesma cartilha que eu e faz parte do meu novo cotidiano, da minha vida, dos meus sonhos, planos e rumos.
O texto é da minha amiga Gabriela Mazetto, companheira de longas conversas no msn, devaneios pela vida, aventuras incomparáveis e de um novo movimento que surgiu dentro de nós. Somos um trio, não posso esquecer da minha xará amada que também está sempre presente, Thássia Burian. Além disso, destaque fundamental para o mentor dessa revolução de amor, parceria e sonhos, Eri.

~~

"Começo o post de hoje, com um tweet do Eriberto: "Humilhar-se nunca, humildar-se sempre." Precisamos criar esse verbo em nossa língua: Humildar.
A etimologia da palavra Humildade, vem de humus que significa estar em contato com a Terra...” – Eriberto Leão
Humildar-se, ao meu ver, é a pessoa ter consciência de que não sabe tudo, de que erra, pode errar, e que assumir suas fraquezas é parte da vida, é dever do ser humano...É ser gentil, generoso, paciente, enfim, tudo sinônimo de humildade... É você saber que não se vive sozinho, que se precisa dos outros, pra se ter alegria, pra crescer como ser humano... E que os outros também precisam de você, de sua ajuda, compreensão, do seu saber, da sua inteligência, das suas idéias, do seu “amor”...
Em uma pequena pesquisa sobre o assunto, um poema de Antonio Aleixo:

“Sou humilde, sou modesto;
Mas, entre gente ilustrada,
Talvez me digam que eu presto,
Porque não presto p’ra nada.”

Também encontrei a seguinte definição: A palavra Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa modéstia, cordialidade, respeito, simplicidade, honestidade e passividade. Por humilde também se pode entender a personalidade que assume seus deveres, obrigações, erros e culpas sem resistência. Assim, se pode dizer que a pessoa ou indivíduo "assume humildemente".
Aí encontrei uma pequena citação, justamente sobre As Sete Virtudes: Castidade, Generosidade, Temperança, Diligência, Paciência, Caridade e HUMILDADE.
As virtudes que mais se “encaixam” com Humildade:
Generosidade é a virtude em que a pessoa ou o animal tem quando acrescenta algo ao próximo. Generosidade se aplica também quando a pessoa que dá algo a alguém tem o suficiente para dividir ou não. Não se limita apenas em bens materiais. Generosos são tanto as pessoas que se sentem bem em dividir um tesouro com mais pessoas porque isso as fará bem, tanto quanto aquela pessoa que dividirá um tempo agradável para outros sem a necessidade de receber algo em troca.
Diligência: A palavra diligência vem do verbo latino diligere, que significa amar; diligens (diligente) significa aquele que ama. Remédio para a preguiça, a virtude da diligência consiste no carinho, alegria e prontidão (diferente de pressa) com que pensamos no bem e nos dispomos a realizá-lo da melhor forma possível.
Paciência consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido , capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.
Coloco um trecho de um livro: “O Essencial da Vida”, que explica bem, o sentido do verbo: "Humildar-se é afastar o egoísmo que insiste em nos acompanhar, é tornar-se responsável pela felicidade dos demais. As pessoas que vivem assim são capazes de, ao agir, falar, aspirar e pensar, misericordiosamente, viver para os outros e para Deus - Hermógenes os chama teóides".
Humildar-se não significa ter de humilhar-se. O Cristo foi humilde. O Cristo serviu sem rebaixar-se.Se impôs e foi firme diante das massas, porém, com generosidade. Foi benevolente sem, contudo, ser fraco.
(Melhor exemplo a se seguir, do verbo humildar-se: Cristo!)
O humilde serve com o vigor de suas forças, pois ele é forte assim como foi Cristo; é caridoso sem se orgulhar, é misericordioso, sem se humilhar.Conhece o amor e a verdade que o Cristo deixou.
O humilde está armado de fé e temperança, por isso sê sim, mas sê humilde de coração e de alma, pois a humildade sim é exemplo de amor e somente o amor é que nos elevará ao Pai.”
Como diz Eriberto, quem teve as maiores doses de amor? Cristo!
E achei esse texto muito bom, de Marco Aurélio Ferreira Vianna, coloco um trecho:
“Na semana passada incorporei dois novos verbos à minha gramática. Com o mestre Hermógenes, aprendi humildar, que vem a ser uma derivação de humildade. Tanto humildar, quanto humildade, têm uma vinculação com a palavra latina humus, que significa terra fértil para receber a semente para uma futura colheita. Esta proposta, portanto, é que todos hoje têm de humildar-se, jamais humilhar-se (que também vem de humildade) diante dos fatos. Sem a subserviência da humilhação devemos ter a humildade de reconhecer que o sucesso do passado não garante o sucesso do futuro".
Com um outro mestre, Mario Cortella, aprendi que esperança vem do verbo esperançar e não do verbo esperar. Esperançar significa criação proativa de um futuro melhor. Significa não só esperar, mas fazer. Significa ter uma forte participação na construção do que está por vir.
Repito as frases:
“... devemos ter a humildade de reconhecer que o sucesso do passado não garante o sucesso do futuro.”
Isso é humildar-se! Saber e reconhecer que nunca chegaremos no topo de tudo! Teremos sempre algo, a conquistar, aprender, dividir...
“Significa não só esperar, mas fazer. Significa ter uma forte participação na construção do que está por vir.”
É a “tecla” que sempre batemos aqui! Temos que fazer a diferença! Não adianta esperar que o mundo mude! Temos que colocar a mão na “massa” e participar na construção de um mundo melhor!
Humildade é isso, é força de caráter, é conhecimento íntimo de seu potencial, os humildes geralmente são grandes, porém aos olhos do povo parecem pequenos.
Humildar-se não significa ter de humilhar-se. Tanto humildar, quanto humildade, têm uma vinculação com a palavra latina húmus, que significa estar em contato com a Terra, ou "filhos da terra".

~~

Vivendo a Revolução.

4 comentários:

  1. Ana Catarina Lima de Mesquita25 de agosto de 2010 às 00:48

    Muito bacana esse texto!!! Bastante reflexivo... Profundo mesmo...
    De fato, a humildade tem que ser lembrada em todos os momentos de nossas vidas, pois, certamente estamos em processo de evolucao e, temos sempre algo a aprender com alguem... Somente seremos pessoas "grandes" quando pudermos ser suficientemente humildes para admitirmos nossas "falhas" e tentarmos corrigi-las para alcancarmos a tao sonhada perfeicao e felicidade plena...
    Parabens, meninas!!!
    Vcs representam, infelizmente ainda, uma pequena fatia dos jovens que cultivam os importantes e valorosos sentimentos morais da vida...

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Thassinha!!! assim eu vou chorar!!! considero como uma homenagem, tá??? Muito obrigada!!!
    E você sabe que essa nossa caminhada está apenas no comecinho de tudo!!! Teremos muito mais pela frente!
    Orgulho de vocês!!! :)))

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Texto muito bem escrito. Muito feliz em ver que existe vida inteligente entre os jovens, que na maioria só me decepciona com futilidade e superficialidade. Vivendo a revolução!

    ResponderExcluir
  4. Thá, cada dia mais me orgulho das amigas que fiz ano passado de um modo totalmente incomum e não largo mais.
    Muito obrigada por tudo sempre, você e a Gabi são minha luz quando me acho perdida no meio do caminho.
    Como todas falamos, está só no começo essa parceria incrível.
    Te amo muito mesmo, muito especial pra mim.

    E esse cantinho é demais sempre, muito orgulho de você!

    ResponderExcluir