quinta-feira, abril 15, 2010

2012 é logo ali

Boa noite. Desculpe a demora pela postagem, mas estou tão atordoada e tão sem tempo com as minhas coisas que deixei a internet meio de lado essas semanas. Porém, venho com notícias novas!
Vou iniciar minha iniciação científica, sobre Cultura e Sociedade no Rio de Janeiro no século XIX, estou muito feliz com isso, pois sei que é um grande passo na minha vida acadêmica e sei que irá me ajudar muito para o resto do meu curso. Ainda estou muito no começo, conversando com a minha professora sobre um bom recorte no tema para o foco ser preciso e suficiente para que a minha pesquisa seja aprovada.
Além disso, estou me dedicando bastante a faculdade esse semestre, pois não posso ter nenhuma nota ruim e poder ter tempo de sobra daqui uns tempos.
~~

Deixando de lado minha vida pessoal, os acontecimentos que vem ocorrendo durante essas semanas são fundamentais para diversas discussões que sempre tento levantar aqui no blog, como a questão da natureza e a humanidade (as chuvas destruidoras no Rio de Janeiro) e a questão de todo o embate sobre a hidrelétrica de Belo Monte.
Hoje tive uma aula sobre a Revolta da Vacina e pude notar elementos que eclodem até hoje em nossa sociedade. Sem considerar a revolta em si, um assunto que me chamou a atenção e que achei muito elucidativo sobre essa questão dos desmoronamentos causados pela chuva foi o fato de no início do século XX o governo brasileiro ter investido muito para a modernização da cidade do Rio de Janeiro, com isso fez com que a população mais pobre da cidade, que habitava os cortiços na região central, fosse expulsa de suas casas (por meio da violência). Esse foi um dos pontos chaves para a constante mudança da população para os morros da cidade.
A chuva em excesso no Rio nos faz voltar para antigas questões sobre a habitação irregular de áreas de constate risco. Mesmo esse problema da chuva ser recente, não podemos deixar de recorrer a história para poder entender o porquê dessas condições em que muitos brasileiros sofrem e sofreram durante muito anos.
Muitas são as justificativas, porém muito poucas são as soluções que vemos sobre esse assunto. Um problema que atravessou o século sem ao menos existir uma remota possibilidade de ser solucionado completamente.
Além dos problemas habitacionais há também a questão do por que essas constantes mudanças no clima nos afetam cada vez mais rápido. A resposta é simples, porque não estamos dando valor ao nosso planeta e mesmo com todos os avisos que a natureza está nos passando ultimamente não fazemos nada.
Ninguém mais acredita naquele discurso do "faça sua parte”, pois o pensamento utópico realista está mais uma vez predominando. "Se ninguém faz nada, eu sozinho não posso mudar o mundo. Está tudo perdido, 2012 tá chegando mesmo" essa é uma das frases que eu mais escuto nos últimos tempos e minha resposta para isso é essa:
SIM VOCÊ PODE MUDAR SOZINHO, além de mudar suas atitudes você influencia outras pessoas a repensarem as próprias atitudes!
E o que a revolta da vacina, as chuvas no Rio de Janeiro e utopia realista tem em comum? Tudo. Se fossemos tão espertos como muitos dizem que somos os erros do passado não seriam repetidos e sim corrigidos. E a constante descrença na natureza e na própria humanidade nos torna cegos para os problemas do mundo. Além disso, a expressão mais propicia par todos esse problemas é a falta de consciência, algo totalmente perdido hoje em dia, mas acredito que pode ser recuperado.
O mais importante é não deixar de crer que nós ainda podemos modificar essa história sem repetir os erros passados.


"Não acomodar com o que incomoda"

~

P.S: Vou deixar a questão sobre Belo Monte para um post único.

Um comentário:

  1. Antes de tudo, parabéns pela Iniciação científica! Tive a oportunidade de fazer no meu curso e devo muito à iniciação meu desenvolvimento acadêmico, além de no final do trabalho você ter em mãos uma ferramenta de valor para ingressar em um mestrado ou doutarado, só vai fazer bem ao seu currículo, e no meu caso fez bem também ao meu bolso (a bolsa de estagiária me ajudava bastante ahahahahahahah)
    Quanto ao restante do tópico, só tenho que admirar sua conciência, muito bom ler o que você escreve, acredite...você já tá fazendo essa diferença que você fala no texto, principalmente quando você posta aqui sobre esses assuntos que deveriam ser de interesse comum.

    ResponderExcluir